Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

O Estado da Educação

M Bento, 30.10.08

Quem se dá ao trabalho, e tem a pachorra, de ir lendo o que aqui, ou na minha página pessoal (Proteu), eu vou escrevendo já deve ter-se apercebido que sou professor. Sim, ainda resisto e não desisti de tentar ser aquilo para que estudei (em dois cursos universitários) e a que dediquei a maior parte dos últimos 17 anos.

Não tem sido fácil, e nos últimos anos, tem mesmo raiado o carácter de Missão Impossível.

Sobre a situação actual da educação em Portugal não me restam grandes dúvidas: está muito pior do que a maior parte dos portugueses pensa. Esta equipa ministerial conseguiu aquilo para que verdadeiramente foi constituída: criar estatísticas agradáveis, para português e estrangeiro ver. Não lhe importa que os números não se traduzam por uma real melhoria da qualidade do desempenho dos nossos alunos.

Nas nossas escolas semearam a confusão e o caos reina desalmadamente. Entre docentes o ambiente, de cooperativo e co-empenhado, tornou-se em competição semi-selvagem.

Mas para que não vos restem dúvidas sobre a isenção deste meu comentário aqui vos deixo o link para a crónica de João Gobern na rádio Antena 1. Oiçam com atenção e façam o vosso juízo.