Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

O Cessar Fogo do IRA

M Bento, 28.07.05


ira.jpg



"O Exército Republicano Irlandês (IRA) ordenou a todos os militantes para porem fim à luta armada a partir de hoje às 16h00 (mesma hora em Lisboa), anunciou hoje um comunicado do IRA."
(in: Expresso online)


Apesar de ter praticado muitos atentados e assassínios (normalmente contra alvos militares) o IRA sempre teve uma atitude diferente, quando comparado com outros grupos terroristas europeus. Esta é apenas mais uma. Não me parece que vão desistir de se baterem pela unificação das duas Irlandas e pela total independência em relação à coroa britânica. Quer me parecer que os responsáveis do IRA, finalmente constataram que, na actualidade, a via violenta era completamente ineficaz. Por outro lado, já não estamos no século XIX e hoje estas situações devem tentar resolver-se por outras vias. Aquela terra e aquela gente já merece viver em paz. Católicos e protestantes têm que se entender politicamente de uma vez por todas. É moralmente a sua obrigação.

Por outro lado, não me parece lá muito justificável que, na UE e em pleno século XXI, um país ainda seja colonizado por uma nação sua vizinha.