Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PROTEU



Segunda-feira, 24.01.05

Às Vezes Mais Valia Ficarmos Calados!


Às vezes mais valia ficarmos calados!


Mário Bettencourt Resendes, no dia 10 de Janeiro deste ano, escreveu a sua crónica no Diário Digital, sobre a temática das alterações climáticas. Fê-lo ao comentar o último romance de Michael Critchon, que construiu uma narrativa centrada na trama das questões associadas às modificações climáticas e ao aquecimento global.

Há no seu discurso uma tentativa clara de suavizar os riscos ambientais que a humanidade corre, como que querendo dizer para não nos assustarmos que o quadro não é assim tão negro. Isto até parece a posição da actual Casa Branca sobre esta matéria. Que se queira tentar justificar as posições ambientais dos responsáveis norte-americanos, que se auto-excluiram dos acordos sobre a emissão de gases para a atmosfera, é da responsabilidade de cada um. Fazê-lo com a pretensão de se ter descoberto em Critchon fundamentos científicos assim tão relevantes é que me parece bastante empobrecedor, ou então algo malicioso.

Mas o grande azar de Mário Bettencourt Resendes é que, umas duas semanas depois da publicação do seu artigo, é publicado um estudo científico (resultado do trabalho de cientistas e não de um qualquer romancista, por mais interessante que este seja) que vem alertar para o facto de “o ponto de não-retorno poder ser atingido muito antes dos 10 anos previstos até agora”. Este estudo foi realizado Instituto de Pesquisa sobre Políticas Públicas, de Londres, pelo Centro para o Progresso Norte-Americano, de Washington, e pelo Instituto Austrália, de Sydney.


De facto às vezes mais valia ficarmos calados. Sempre evitávamos fazer destas figuras tristes.


Aqui ficam algumas ligações interessantes sobre este assunto.


http://www.ipcc.ch/meet/meet.htm

http://www.ippr.org.uk/home/

http://www.theclimategroup.org/

http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/4202649.stm

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 22:59



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2005

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031