Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

PROTEU

Porque Não Podemos Andar Sempre a Dormir e Há Muita Coisa Ainda Para Descobrir e Ver.

O Drama de Marques Mendes

M Bento, 01.05.07

«O líder social-democrata, Marques Mendes, acusou hoje o Governo de estar a matar todos os dias o Estado social em Portugal e de conseguir ultrapassar pela direita o PSD em domínios sociais.» (In: Diário Digital)

 

Ora aí está o que há muito percebi. Este governo do engenheiro Sócrates, de esquerda já não tem rigorosamente nada. Nem sequer a lógica da defesa da justiça social que sempre esteve no código genético da esquerda. A sua acção em nada se distinguira daquela que os políticos do PSD fariam se estivessem no poder por estes dias. Nisto reside a dificuldade, quase dramática, do actual líder dos sociais-democratas em conseguir fazer realmente oposição. Ele vai fazer oposição a quê? Àquilo que ele próprio e os seus pares sempre defenderam? Há que reconhecer que se trata duma missão quase impossível. Ele foi de facto ultrapassado pela direita.

Uma outra tragédia emerge deste cenário: a real inexistência de alternativa politica. Tendo em conta que o poder, cá no burgo, sempre alternou entre PS e PSD, não será difícil intuir que, mesmo com a mudança no quadro do exercício do poder governativo, tudo continuará na mesma. Tragicamente na mesma!

Para onde poderemos olhar se quisermos, mesmo, mudar de rumo? Esta é a grande questão do momento e do futuro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.