Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PROTEU


Quarta-feira, 06.02.13

Órfãos de Pais Presentes

Quem lida diariamente, por motivos profissionais ou outros, com crianças certamente já se apercebeu de algumas que parecem andar perdidas, sem alguém próximo que lhes mostre onde reside a fronteira do seu comportamento e as ajude a moldar o seu carácter. Tratam-se de meninos e meninas cujos pais, pelas mais variadas razões, se revelam incapazes de exercer verdadeiramente as suas responsabilidades parentais. Já nem estou a pensar naqueles que, por razões de desorganização individual, são incapazes de cuidar das necessidades básicas dos seus filhos (alimentação, higiene e vestuário). Não, estou a pensar naquele outros que, salvaguardando essas necessidades, se revelam incapazes de educar, na verdadeira acepção desta palavra. 

Educar, ser pai e mãe, dá trabalho. Não é tarefa para preguiçosos. Dizer sempre sim, mesmo quando o não se impõe é fácil. Não estar atento ao que a criança faz e encontrar sempre justificações (normalmente nos outros) para as falhas e limitações dos nossos filhos é a mais cómoda forma de paternidade e maternidade. Não conseguir perceber que o nosso filho ou filha, longe de ser um exemplar perfeito, é um ser humano em construção é meio caminho andado para o fracasso. 

Estar presente, saber dizer não, ser assertivo, não justificar tudo, estimular o sentido de responsabilidade são atitudes que dão trabalho. Muito trabalho. Mas ser pai e mãe é isso mesmo: ter trabalho. 

Preocupa-me a forma como crescem estas crianças que poderíamos caracterizar de órfãos com pais presentes. Os pais estão lá, mas não se comportam como tal. É como se lá não estivessem. Lamentavelmente no futuro todos, mas mesmo todos, pagaremos a pesada factura desta situação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 23:48

Sexta-feira, 05.10.12

...

"O Presidente da República Cavaco Silva pediu ao Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, para alterar o local das comemorações, invocando o risco de manifestações populares." (IN Ionline)

A coragem nunca foi o forte dos políticos que andam pelos locais do poder nos dias que correm. Cavaco Silva nunca primou pela coragem, muito pelo contrário. Somos um pais desorientado, governado por um conjunto de políticos "de pacotilha". Que falta nos fazem aqueles homens e mulheres de "pelo na venta" que nunca fugiram a arriscar o seu pescoço na defesa dos seus ideais, na busca de um país melhor e mais justo.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 00:27

Sábado, 18.08.12

Cabanas de Tavira

fotografia.JPG



MBento

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 12:22

Segunda-feira, 30.07.12

Dinheiro para o lixo!

fotografia.JPG



É nestas obras que o nosso dinheiro foi desbaratado. Auto-estrada na margem sul, paralela à A2, sem ninguém a circular nela.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 21:19

Segunda-feira, 23.07.12

Pensar, Em Liberdade, a Educação Neste País!

António Guerreiro faz hoje, no Expresso Online, talvez uma das mais lúcidas análises às incongruências de todo o nosso sistema educativo. É um artigo extenso mas, atrevo-me a dizer, de leitura obrigatória. Partindo de uma sustentada análise aos exames, as contradições entre estes e os conteúdos dos programas nacionais (que leva a que, em alguns casos, para prepararem os alunos para os exames  os professores tenham de mandar às malvas o progama da sua disciplina), o autor faz-nos pensar no perfil intlectual de aluno que pretendemos "construir". 

Aqui fica a ligação para este artigo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 22:39

Quarta-feira, 18.07.12

33 graus... Maré de gente!

fotografia.JPG



MBento

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 01:10

Domingo, 15.07.12

Estes Gregos São Loucos!

"Gregos querem renegociação mesmo que implique saída do euro."

 

Primeiro votam nos partidos que defendem o acordo com a troika e depois lembra-se que o melhor é renogociar. Alguém consegue esntender estes gregos?

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 23:44

Domingo, 15.07.12

"Sm Dinheiro Morre-se Nos Estados Unidos"

"Nos Estados Unidos não há Serviço Nacional de Saúde (SNS), por isso é simples - sem dinheiro morre-se. Segundo o site "TMZ", Tameka Raymond, ex-mulher do cantor Usher, enfrenta agora essa situação, só conseguindo manter os suportes de vida do filho Kyle, no máximo até ao próximo mês. O motivo é que a cobertura do seguro de saúde está no fim." 

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sem-dinheiro-morre-se-nos-estados-unidos=f739871#ixzz20jVGV4lE

 

É isto, sem a mais pequena dúvida, o que a nossa classe politica agora no poder pretende para o nosso país. Quem tiver dinheiro salva-se, quem o não tiver morre. Tão simples e claro quanto isto.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 23:27

Segunda-feira, 04.06.12

António Borges - De incompetente no FMI a Tubarão das Privatizações

Para perceber bem quem verdadeiramente está a ser colocado à frentes das decisões estratégicas da nossa governação, aqui fica uma artigo de António Ribeiro Ferreira, no Jornal I, sobre o papel dessa eminência parda que dá pelo nome de António Borges. Aliás, finalmente alguém esclareceu as veradeiras razões para a sua saída do FMI - era incompetente. Ora bem, o FMI considerou-o incompetente, mas o nosso iluminado Passos Coelho entregou-lhe, de mão beijada, a gestão das privaizações das nossas empresas públicas. Dito de outra forma, a Goldman Sachs - empresa responsável pelo estado a que chegou grande parte da economia internacional - vai controlar e decidir quem vai poder comprar, a preços de saldos, as nossas empresas mais apetecíveis. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 22:18

Domingo, 06.05.12

A Única Solução é Não Deixar de Pensar

Nos dias que correm, perante um atque liberal perfeitamente selvagem a séculos de construção de uma identidade humana ímpar na história, é importante não desistir de pensar. Boaventura Sousa Santos é um dos que nunca desiste de pensar. Nós precisamos disso. Vale a pena ler a entrevista dele hoje publicada no jornal I

Autoria e outros dados (tags, etc)

por M Bento às 15:00


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930